Todos temos a noção da importância de um website para a estratégia online de uma empresa.
Quase todos os negócios, Business to Business ou Business to Consumer, precisam de uma presença online para chegar aos consumidores na Era da Internet.
Uma empresa deve possuir uma loja virtual, um portfólio online, um blog, estar presente nas redes sociais. Terá assim, de ter uma forma de proximidade e relação de proximidade com o seu cliente.
Mesmo que estejam presentes nas redes sociais, “estar online” sem ter um website não faz muito sentido. Contudo ter um website não é suficiente para ter bons resultados, é necessário ter a capacidade de transformá-lo numa máquina de Inbound Marketing.
COMO OTIMIZAR OS MOTORES DE BUSCA PARA APARECER NAS PESQUISAS?
Hoje tudo é muito rápido e interativo. Por tudo isto um website não se opera sozinho, e sendo assim, é fundamental considerar descrições pormenorizadas, conteúdos multimédia, integração de redes sociais, blogs e parceiros e um rol de muitas outras ferramentas, integradas no próprio website.
O SEO - Search Engine Optimization é um "must have" e quando dizemos "must have" tem de ser com convicção, pois é mesmo essencial para qualquer website, mas implica muito trabalho, consistência, ambição, e mais ambição, porque mesmo quando ainda não nos parece que vai haver resultados, subitamente atingimos os objetivos, uma boa posição por palavras influentes nos motores de busca e respetivamente os resultados nas vendas. É essencial ter o website/loja sempre otimizado nos parâmetros técnicos e com bons conteúdos.
BACKLINKS, O QUE SÃO?
O SEO está relacionado com a construção de backlinks (linhas de entrada), tem como objetivo que outros websites de qualidade tenham links para o nosso website e melhor ainda, utilizando as palavras-chave certas. Quantos mais backlinks tiver, mais importante o website é considerado pelos motores de pesquisa e consequentemente, assim poderá ter possivelmente melhor lugar no ranking.
Mas isto não é tudo…
Criar conteúdo de qualidade, educativo, divertido e envolvente é muito importante. Se as pessoas gostarem do conteúdo, seja ele um artigo, um produto, etc, vai criar de tal forma uma envolvência que vão querer partilhá-lo e assim recriar uma ligação através de partilha.
OTIMIZAÇÃO DAS PÁGINAS
O SEO é extremamente importante, mas não nos podemos esquecer que basicamente, consiste em colocar as palavras-chave (keywords) mais importantes, anteriormente identificadas, no conteúdo da página nos elementos apropriados. Estes elementos na página são os títulos, subtítulos, corpo de página, tags de imagens e links (URL's).
A escolha de uma palavra-chave principal para cada página/produto é muito importante. Concentre-se em otimizar essa página em função dessa palavra/expressão. Se a página tiver demasiadas palavras-chave, perderá importância e autoridade, uma vez que os motores de pesquisa não vão conseguir decifrar em concreto qual o tema da página. Isto é muito frequente nas homepages, onde são usadas muitas palavras-chave. Inclua as palavras-chave principais no título e subtítulo. Estas áreas de conteúdo têm muito peso nos motores de pesquisa.
Inclua as palavras-chave no corpo da página mas não as retire do contexto. Certifique-se de que são relevantes, tendo em conta o resto do conteúdo.
Inclua palavras-chave no nome dos ficheiros das imagens e que sejam descritivos (ex. keywords.jpg) e no "Alt Image tag". Coloque as palavras-chave no URL da página e mantenha o URL claro e obviamente com que faça sentido.
Negritos e Itálicos
O Google procura exibir nos seus resultados as páginas mais relevantes às palavra-chave procuradas. Uma das formas de o google identificar a relevância de uma página é a ocorrência de negritos e, até certo ponto, itálicos. Como esses textos aparecem em destaque na página, são um forte indício de que o assunto da página está relacionado ao seu conteúdo. Procure colocar ao menos 1 vez em negrito a palavra-chave trabalhada na página.
Prepare o conteúdo tendo em conta a sua audiência, mas também otimize-o para a pesquisa.
TITLE TAG & META TAGS
Uma Meta Tag é uma linha de código que está inserida numa página. Os motores de pesquisa verificam as Meta Tags para saberem mais sobre o assunto da página.
As Meta Tags continuam a desempenhar um papel importante na estratégia SEO. Certifique-se de que está a usá-las em todas as páginas e que TODAS são diferentes.
Os mais relevantes são:
Title - não é bem um meta tag mas é um dos atributos mais importantes a definir numa página. Descreve do que se trata a página.
Meta Description - define a descrição exibida nos resultados dos motores de pesquisa. Tem de estar descrito de forma a estimular o interesse das pessoas em querer conhecer mais sobre o conteúdo da página, para poder aumentar a probabilidade de clicar no link do seu website (CTR - Click-throught rate).
Meta Keywords - normalmente são escolhidas 10 conjuntos de palavras que melhor definem o conteúdo inserido.
USO DE IMAGENS
A Marketing Experiments fez um teste comparando imagens de banco de imagens, com fotografias reais, usadas num website, tentando perceber quais os efeitos na geração de leads. Descobriram que as imagens de pessoas reais tiveram 95% pior desempenho do que as imagens de agência.
Isto porque as últimas tendem a ser irrelevantes. Resista à tentação de usar fotos de sorrisos forçados de empresários! Procure usar imagens (que não tenham títulos ou frases, pois esta informação não é absorvida pelos motores de busca) onde os seus visitantes se revejam, envie uma mensagem ao subconsciente da sua audiência.